Comece hoje a desenvolver os talentos de seus filhos [ Série ]

Tempos atrás me deparei em um sebo com o livro ‘Comece hoje a desenvolver os talentos de seus filhos’. Recurso fantástico e cheio de boas propostas para descobrir.

Fiquei encantado e o trouxe pra casa. O mesmo propõe atividades off-line (e isso é muito bom!) para que nós pais possamos não só descobrir, mas ajudar no desenvolvimento dos talentos dos nossos filhos. Todas as semanas, se tudo correr bem, às quartas-feiras teremos um novo post com dica (capítulo) do livro para nós aqui no blog.


Você se lembra do dia em que trouxe o seu primeiro bebê para casa? Passou meses se preparando para esse momento, mas a realidade foi muito mais intensa do que seus sonhos. Ao mesmo tempo, com a chegada do seu bebê chegou a maravilhosa e abençoada certeza de que tinha recebido um presente incrível.

O doce alento de um recém-nascido pode originar promissores e contínuos pensamentos. Com frequência, essas reflexões nos levam a ficar de joelhos e produzem orações simples de profundo sentimento tais como: “Deus, ajude-me a fazer o que for melhor”.

Guiar o seu filho ao conhecimento pleno de seus interesses pessoais, de suas aptidões e habilidades físicas e mentais é uma tarefa que requer tempo e amor, não egoísmo.

Da mesma maneira que existem formas saudáveis de criar ambientes para o desenvolvimento do seu filho, também há métodos prejudiciais que têm pouco ou nada a ver com os interesses dele em relação aos propósitos egoístas dos seus pais. Avalie suas motivações.

As ideias contidas nesta série* se resumem a uma simples premissa: a melhor aprendizagem ocorre no contexto da experiência conjunta.

Algo especial acontece quando um adulto abandona a posição paternal para se pôr no lugar da criança.

Nesse momento, o pai ou mãe entra no mundo de seu filho. Sua meta como pai ou mãe deverá ser encontrar formas criativas de valorizar o potencial mental e emocional do seu filho.

À medida que for avançando na leitura dos posts, você encontrará um suporte para auxiliar o seu filho a se destacar e a fazer parte de uma equipe que seja apropriada.

As atividades com o seu filho devem servir para estimular o seu entusiasmo por aprender e, ao mesmo tempo, criar uma dose saudável de confiança e autoestima nele.

Cada uma das atividades importantes que são explicadas nesta série ajuda a construir a relação do pai e da mãe com seu filho ou filha, e a suprir suas necessidades emocionais.

Capa do livro comece hoje a desenvolver os talentos de seus filhos

Capa original do livro. Imagem fonte: reprodução internet

Em uma era na qual as mães e os pais lutam contra a tecnocultura ser a principal influência na vida de suas crianças, Comece hoje a desenvolver os talentos de seus filhos é um grande recurso não tecnológico que foi preparado para ajudá-lo a ganhar terreno.

Ainda que o papel da tecnologia seja plausível, não podemos confiar a ela o trabalho de criar ou afirmar valores de uma pequena vida em desenvolvimento.

As experiências contidas nesta série têm o propósito de transmitir mensagens. No entanto, as mensagens são mais sentidas do que ouvidas. Mais percebidas do que aprendidas. E com o passar do tempo, contribuirão para a formação de seu filhos.

As experiências intensas da infância forjam as bases para as atitudes, sentimentos e ações que perdurarão por toda a vida.

Minha esperança é que as experiências desta série sirvam para estimular o pensamento e as condutas que o impulsionem no desenvolvimento de um interesse positivo pelos outros, da apreciação pela vida, do amor e de um firme sentido de identidade.

Kenny Luck

*A palavra “livro” foi trocada por “série” para melhor identificação com a proposta do blog.

Toda semana às quartas-feiras acompanhe aqui no blog a série: Comece hoje a desenvolver os talentos de seus filhos. E mais do que ler e compartilhar, comece a praticar o que aprender aqui paizão.

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.